O Caminho da Liberdade Financeira
- Investimentos Conservador
- 10 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de mai. de 2020

Hoje em dia o conceito Liberdade Financeira começa a ser uma BuzzWord. Muitas pessoas começam a falar deste conceito.
Sendo uma BuzzWord não deixa de ser importante que se fale sobre este tema e que de alguma forma se pense e se percorra o "Caminho da Liberdade Financeira".
A ideia deste caminho é permitir ter uma vida mais tranquila em termos financeiros. Este caminho é feito tendo por base três etapas importantes. A etapa da segurança financeira, a etapa da independência financeira e a etapa da liberdade financeira.
Segurança Financeira, Independência Financeira e Liberdade Financeira
Os dois últimos conceitos são muitas vezes confundidos e existem várias pessoas a trocar os dois. Não é o meu objectivo apoiar uma ou outra opinião ou dizer qual está correto. Mais importante do que qual a palavra associada ao conceito é perceber o conceito em si.
Para esclarecer convém então colocar aqui o que eu apregoo para as definições de cada um destes conceitos.
Segurança financeira
Esta etapa é aquela em que a maioria se encontra. Nesta etapa ganhamos o montante suficiente para fazer face a todas as nossas despesas mensais. Neste patamar é importante que além de fazer face às das despesas mensais se consiga guardar algum dinheiro para despesas imprevistas e começar a investir.
Independência financeira
Esta etapa é quando já temos uma "renda passiva" e já não trocamos tempo por dinheiro. Neste ponto as nossas despesas mensais já são cobertas por esta renda. Nesta situação, não se depende mais de nenhum outro ganho – como o salário, por exemplo – para fazer face a todos os compromissos mensais, uma vez que o montante acumulado durante um determinado período é suficiente para lhe oferecer uma vida confortável.
Liberdade financeira
Esta etapa é a última etapa. É aquela etapa em que temos dinheiro para comprar sem nos preocupar com o orçamento financeiro. Ou seja, o rendimento passivo além de fazer face às despesas mensais permitem viver desafogado sem ter a preocupação se estamos a gastar demasiado naquele mês. Nesta etapa, as preocupações financeiras são reduzidas e perdem a relevância em muitas situações, uma vez que a nossa vida financeira estará em ordem e teremos acumulado património suficiente para fazer escolhas pessoais sem colocar o dinheiro em primeiro lugar.
Como referi anteriormente, a segurança financeira é a etapa em que a maioria de nós se encontra.
Quem almeja a etapa seguinte deve começar por criar um Fundo de Emergência que lhe permita fazer face a algum problema que possa surgir amanhã. Antecipar um imprevisto é uma missão impossível, e ele geralmente acontece quando menos esperamos. Por isso, precisamos estar preparados o tempo todo para algum imprevisto.
A maioria dos consultores financeiros defendem que o Fundo de Emergência deverá ter entre 6x e 12x nosso consumo médio mensal.
Após este fundo estar criado poderemos pensar em "atacar" a etapa seguinte com confiança.
Conheço pessoas que optaram por começar a trabalhar para a sua Independência Financeira em paralelo com o Fundo de Emergência, ou seja, apesar de ainda não ter o seu Fundo de Emergência ainda não estar consolidado começam com pequenos investimentos que acreditam que irão ajudar na sua Independência Financeira.
Comments